segunda-feira, 27 de julho de 2009

Argilas!!




Olá meninas!!

Bom hoje eu vim falar sobre ARGILAS!! Esse final de semana eu embarquei na onda da argila, eu como uma quase estéticista (ahaaa rsrsr) resolvi experimentar, isso porque a minha professora de educação pra saúde da pele estava comentando sobre acne e citou o uso da argila, e citou também para acabar com as gordurinhas localizadas néh que tanto nos assombram ( mas so faz efeito redutor com uma massagem modeladora como na imagem abaixo)



... Ela deu uma leve explicação sobre o assunto porque vamos ficar sabendo melhor nas aulas de cosmetologia. (ai ninguem me segura rsrsr)


Bom o que tenho pra dizer sobre a argila?
Eu experimentei nesse final de semana e passei na família toda ( éhhh, mãe, irmã, avó, marido, papagaio e tal hauhaua).
Minha professora comentou que ela ajuda bastante no tratamento de acne pois ela puxa toda a secreção que está na pele (MAIS O RESULTADO PARA QUEM SOFRE DE ACNE GRAUS 2 E 3 ACREDITO QUE NÃO SEJE IMEDIATO) mais quem tem apenas cravinhos ( isso eh considerado acne grau 1) acredito que ajuda.
Bom nas minha cobaias ( família) cada uma tem um probleminha
Mãe 46 anos: tem dermatite seborréica, após passar nela notei uma melhora de uns 50% na coloração da pele dela, e deu uma rejuvenescida.

Avó 60 e poucos anos : Tem um furunculo nas costas (tadinha) coloquei para ver se puxava a secreção, mais não tive nenhum resultado :(

Marido 26 anos: Apliquei a máscara de argila nele, pois além de sofrer de acne ele sempre que faz a barba aparecem as foliculite ( essas bolinhas com pús que aparecem após a depilação tanto com cera quanto com a gilete - NÃO DEVE ESPREMER E NEM ESTOURAR AS BOLINHAS).
após a retirada da máscara ouve uma melhora de 80%.

E em mim 21 aninhos ( rsrs) : pele mista sem acne notei uma OTIMAAAAAA hidratação, a pele fica lisinha da vontade de ficar passando a mão nela toda hora.

A argila e indicada para qualquer tipo de pele, ah uma coisinha que a minha professora ensinou que não existe pele normal ( como assim??) a pele que nos achamos normal na verdade e mista pois normal e apenas a pele do nenên. Pois toda a pele por pouco que seje oleosa ela sempre vai ser oleosa nas áreas T.
Eu usei a argila verde, mais existe varios tipos de argilas vou colocar a propriedade e os compostos de cada uma ai mais assim que entrar na aula de cosmetologia venho com novas dicas de ativos para vocês!!

Muitos ainda se perguntam quais são os objetivos e as funções da argila; mais do que um barro ou areia ela é um santo remédio! Na biodiversidade brasileira podemos encontrar oito tipos de argilas, são elas, para uso terapêutico, estético e medicinal.

Mas o que são argilas?

As argilas são rochas sedimentares compostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhes dão tonalidades diversas. Embebidas em água, formam uma pasta mais ou menos plástica (barro), que pode ser moldada. Divide-se em dois tipos: argilas primárias, originadas da decomposição do solo por ações físico-químicas do ambiente natural, através dos anos, apresentando-se normalmente na forma de pó; argilas secundárias, decorrentes da sedimentação de partículas transportadas através das chuvas e dos ventos, que se apresentam na forma pastosa ou de lama (argila mais água).

A argila possui três propriedades fundamentais:
1-Absorção: a principal propriedade que lhe atribui a propriedade da maleabilidade; quando se mistura argila com água obtém-se uma pasta eficaz no tratamento de inflamações, edemas e inchaços.
2 - Liberação: a argila tem facilidade para liberar elementos que fazem parte de sua constituição (ativos), sendo muito importante pelo seu efeito protetor e absorvedor de toxinas em vários órgãos, principalmente a pele e mucosas.
3 - Adsorção: um processo físico-químico pela qual as argilas deixam passar moléculas, elementos gasosos e partículas microscópicas do meio ambiente e bactérias com o intuito de deslizaram para o interior da pele. Esse poder é muito grande e quase irreversível, tornando-se assim, muito útil na fixação de toxinas presentes no organismo para uma posterior eliminação das mesmas.
Acredita-se que suas propriedades normalizadoras devem-se às trocas energéticas, iônicas e radiônicas, exercidas pelos elétrons livres existentes nos minerais de sua composição, tais como: manganês, magnésio, alumínio, ferro, sílica, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo, potássio, boro, selênio, lítio, níquel, sódio e outros. Outro aspecto interessante é que a argila possui uma inteligência ao trabalho que vai se realizar, seja ele sedar, tonificar estimular ou absorver, além de potencializar o sistema imunológico, e não ser toxina.


Quais os tipos de argilas usadas em tratamentos?
Argila Amarela


A Argila Amarela é rica em Dióxido de Silício e Silício que é o elemento catalisador para formação da base de colágeno da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Tem alta capacidade de troca de cátions e anions. Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, nutre com seus sais minerais necessários para um tecido mais rígido e saudável sem deixá-lo ressecado. Tem ótimo efeito tensor e melhora a circulação sanguínea. Rica em Dióxido de Silício que tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando na flacidez cutânea.

Argila Branca


A Argila Branca ou Caulim é uma argila primária composta de silicato de alumínio hidratado resultante da alteração de rochas lavadas pela chuva. Possui um pH muito próximo da pele e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. É indicada para o tratamento de manchas, peles sensíveis e delicadas. É a mais leve de todas, possui propriedades cicatrizantes, devido à elevada porcentagem de alumínio presente em sua composição.
É a menos absorvente sendo indicada para produtos para peles sensíveis e também usados em máscaras faciais, loções e xampus para cabelos secos. A Argila Branca contém diversos oligoelementos, entre os minerais encontrados destacam-se os de silício (na pele é um componente dos aminoácidos na proteína da pele), reduz as inflamações, tem ação purificante, adstringente e remineralizante, efeito anti-séptico, cicatrizante.

Argila Cinza


A Argila Cinza, Wilkinita ou Bentonita - Contém aproximadamente 60% de sílica, o que faz com que tenha grande afinidade com a água, sendo muito eficaz para inchaços e edemas. Tem pH mais alcalino, é antiedematosa, secativa e absorvente. É indicada para peles oleosas, manchadas, edemaciadas.
Argila Cinza
- Aplicações: varizes, contusões, feridas, luxações, tromboses e congestão venosa e arterial que altera a coloração da pele. É reguladora da seborréia capilar, absorve a irradiação solar, devido ao titânio presente. É clareadora e levemente esfoliativa.

Argila Marrom


A Argila Marrom possui baixo percentual de ferro e elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador celular. É uma argila rara, devido sua pureza. É eficaz contra a acne e espinha e tem efeito rejuvenescedor do tecido. O Alumínio atua contra a falta de tonicidade, tem ação cicatrizante e inibe o desenvolvimento de estafilococo áureo em cultura.

O Silício tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando em flacidez cutânea.

Argila Preta


A Argila Preta ou Lama Negra é considerada um material muito nobre. Raramente encontrada tão pura. Este material é retirado de uma profundidade maior que 4 metros. Devido ao alto teor de Alumínio e Silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamento de doenças. Seu teor de Titânio agrupado com elevados percentuais de Alumínio e Silício indica um material com excelente agente rejuvenescedor.

Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente, antitumoral e anti-stress. Melhora a circulação sangüínea periférica favorecendo a reprodução celular. Argila secundária de composição rica e diferenciada em sais minerais e oligoelementos muito importantes para o metabolismo da pele. São eles: silicato de alumínio e de magnésio, carbonato de cálcio e de magnésio, óxido de silício, de zinco e de ferro, enxofre. Tem atividade estimulante, antitóxica, nutriente (oligoelementos), anti-séptica, redutora e adstringente. É mais indicada para tratamentos corporais, pois ativa a microcirculação sangüínea.

Argila Rosa


Ideal para peles cansadas e sem viço. Vitaliza a pele, devolve a luminosidade natural da pele, aumenta a circulação, absorve toxinas e hidrata a pele. A Argila Rosa é a mais suave de todas as Argilas. É a mistura da Argila Branca com a Vermelha. É indicada para peles sensíveis, delicadas, com vasinhos e rosácea, pois possui ação desinfetante, suavizante e emoliente. Tem propriedades cicatrizantes e suavizantes.

Por ser extremamente suave pode ser usada todos os dias sem ressecar a pele, é recomendada para peles desidratadas e delicadas. Auxilia na queima e na drenagem de celulite e gorduras localizadas. A Argila Rosa além dos benefícios da Argila Branca, possui grande poder tensor indicada nos tratamentos de flacidez tissular, combate à desestruturação do tecido conjuntivo devido aos sinais de envelhecimento, reidrata a pele, combate os radicais livres.

Argila Verde


A Argila Verde ou Montemolinorita - De origem francesa, sua coloração deve-se à presença de óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio. De pH neutro, possui ação absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, anti-séptica, bactericida, analgésica e cicatrizante, indicada para as peles oleosas e acneicas e em produtos para cabelos oleosos. Desinfrilta o interstício celular, esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea.

Argila Vermelha


A Argila Vermelha é uma Argila Secundária porosa, pouco densa, rica em óxido de ferro e cobre. Hidrata e previne o envelhecimento da pele. É antiestressante, redutora de pesos e medidas.O Óxido de Ferro tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.

Atuação de alguns argilominerais:
Alumínio: atua contra a falta de tonicidade, tem ação cicatrizante, e inibe o desenvolvimento de estafilococo áureo em cultura.
Ferro: tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.
Magnésio: tem o poder de fixar os íons de potássio e do cálcio e a manutenção do gel celular, ou seja, a hidratação e na síntese das fibras do colágeno.Manganês: tem ação específica na biosíntese do colágeno, tem ação antiinfecciosa, cicatrizante, antialérgico.
Silício: tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando em flacidez cutânea.
Sódio e Potássio: Ajudam a manter a hidratação e o equilíbrio iônico das células cutâneas.

Por serem produtos puros, as argilas não degradam o meio ambiente. São usadas tanto em estética quanto em terapias; é fundamental que as conheçamos, pois os tratamentos ficarão mais profundos e potencializados, e haverá um melhor custo beneficio, o que é fundamental. Nas próximas matérias mostrarei como usá-las nas mais diversas formas.

Espero que tenham gostado e muito sucesso a todos.


7 comentários:

Anônimo disse...

Gosto do blogue :)tem optimas dicas

bj

http://barbie-is-a-bitch-darling.blogspot.com/

Anônimo disse...

Adorei saber mais sobre as argilas. Quando tive acne, usei durante um bom tempo para uma limpeza profunda!

Unknown disse...

Olá querida!
Eu uso a argila branca no rosto, e gosto muito!!
Vi seu comentário no clube da maquiagem, resolvi te fazer uma visitinha!
Amei o seu blog! Depois me faz uma visitinha e me segue também! Já toh te seguindo!

beijinhoss!

http://danimakeups.blogspot.com/

Unknown disse...

Oooi,
Seu blog tem dicas muito boas
Nunca tinha ouvido falar em argila preta :O

To seguindo :D

Beeijos :*
@E_Gouveia

www.myamazingland.blogspot.com

Mayara Lopes disse...

Oi!!! Gostei muito do seu Blog! Estou te seguindo passa lá no meu e me dá uma ajudinha também!!! Bjos http://pensaseeufosserica.blogspot.com/

Sandra Gomes disse...

Passando para fazer uma visitinha e aproveitando pra seguir, se puder conheça o meu e me siga tbm, ok!
Sucesso.
http://beleza-facil.blogspot.com

Unknown disse...

Ola flor, vim passear pelo seu cantinho e claro ja me tornei uma seguidora! Muito gostoso de estar aqui, fiquei lendo seus posts que estao muito interessantes! Parabens pelo blog!
Deixo aqui o convite pra que vc venha vizitar, seras muito bem vinda!
Beijinhos e anciosa por sua vizitinha!!

http://delicadaevaidosa.blogspot.com